Memorial de Adriana Carrazoni Duarte Sitta


Que tarefa difícil falar de nós mesmos...

Nasci em 15 de dezembro de 1971, em Tapejara/RS ,cidade com três mil habitantes na época hoje com dezenove mil habitantes,nossa a diferença. Era muito bom viver lá, tive uma infância muito boa ,brinquei um monte, brincadeiras de roda,tinha um morrão com um gramado muito lindo a três quadras da casa de meus pais,lembro que deslizávamos com um papelão morro abaixo nossa que saudade daquela época. Também fazíamos uma piscina trancando a água de uma fonte com pedras...muitas travessias,mas uma infância sadia.Aos sete anos fui para a escola Escola Medianeira de Todas as Graças – atualmente Congregação Notre Dame –a única escola particular de Tapejara bem perto de minha casa duas quadras. Era uma escola muito rígida,mas aprendi um monte ,minha primeira professora foi a Irmã da Congregação Pedrinha Maronese,nossa que saudades, quantos castigos levei por esquecer o livro, o caderno até nos grãos de milho fui parar, como doía meu Deus, lembro que enchia os olhos de lágrimas e não podia chorar pois os grão ficavam de frente para os colegas.Aos 12 anos fui para a escola Estadual Valeriano Ughini e lá terminei o Ensino Fundamental.Meu pai me levava todos os dias para a escola.Lembro que tive ótimos professores ,muitas saudades hoje.Depois fui estudar em Passo Fundo cidade a 48 km de Tapejara, estudei na Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro –E.E.N.AV lá fiz uma prova nossa tri difícil para entrar no magistério, lembro até hoje que tinha 6 folhas aquela prova,mas conquistei o 4º lugar , consegui a vaga,minha mãe ficou toda orgulhosa pois era Profe na época e queria que eu seguisse sua profissão.O magistério na época era quatro anos, eu adorava estudar e tirar as melhores notas, eu e minha irmã Andréia que amo de paixão competíamos para ver quem tirava as melhores notas, ela na 8ª série e eu no 1º ano do Magistério,mas era muito legal.Saíamos de casa as seis horas da manhã e chegávamos as quatorze horas ,mas era muito bom, meus pais sempre me davam dinheiro para comprar merenda, e o bom que eu sempre fazia sobrar dinheiro,não gastava tudo, e como todos os dias me davam eu sempre tinha um dinheirinho sobrando. Nossa o motorista que nos levava era muito doido corria um monte, pois tinha que ir parando recolhendo os alunos, nossa o legal mesmo era quando atolava o ônibus um barro terrível e nós ficávamos rindo a toa dentro do ônibus.Antes de terminar o magistério comecei a trabalhar na SE com um CC , depois fui para a CRE de Passo Fundo pois minha mãe ficou muito doente e como era a filha mulher mais velha tive que ajudar a cuidá-la ficou seis meses no hospital sem saberem o que tinha, muito triste ,mas graças a Deus eu conseguia fazer meu estágio durante a manhã,de tarde trabalhava e a noite cuidava de minha mãe.De manhã cedo tomava um banho gelado e aí começava tudo denovo a rotina,estágio,trabalho,hospital isso durante seis meses.Mas com o sofrimento aprendi um monte e hoje não tenho medo de nada, digo só de um dia perder meus pais que são as pessoas que mais amo neste mundo,isso tento trabalhar pois sei que um dia vai acontecer.
O meu sonho era cursar direito,mas enquanto não passava no vestibular ia fazendo história.Em 1986 passei no vestibular para o Curso de direito, nossa que felicidade,fui morar em Torres,cursei 4 semestre e tive que trancar a faculdade, meus pais não puderam mais me ajudar,por problemas na família de doença e não queriam se desfazer de seus bens .Para mim foi um sofrimento pois tentei o crédito educativo e não consegui, vi meu sonho acabar, voltei para Passo Fundo e retornei a trabalhar na 7ª Coordenadoria Regional de Educação onde fui muito bem recebida, pois era a mais nova e todos me tratavam muito bem.
Trabalhei durante dez anos na 7ª Coordenadoria Regional de Educação, como Cargo de Confiança ,nos primeiros cinco anos trabalhei como chefe de gabinete e depois na assessoria de gabinete, e depois fui para o protocolo onde fiquei até me casar e vir embora para Caxias do Sul. Chegando em Caxias comecei a trabalhar na 4ª Coordenadoria Regional de Educação onde permaneci até 2002 e fui para o Setor de Informática Educativa/Núcleo de Tecnologia Educacional, onde trabalhamos com a Capacitação de Professores da Rede Pública Estadual na área de Tecnologia na Educação. É um trabalho maravilhoso,onde a cada dia aprendemos mais.
Através do trabalho que realizo no NTE , conheci uma diretora de uma escola particular onde trabalhei por um ano com a disciplina de informática educativa, foi um trabalho gratificante, adorei, trabalhava com educação infantil até o terceiro ano do ensino médio,nossa ensinei e aprendi muito com os alunos, só sai da escola quando assumi o cargo de Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional .
Minha Graduação é Licenciatura em Séries Iniciais do Ensino Fundamental , Especialização em Gestão Escolar:Administração,Supervisão e Orientação e Especialização em Ação Interdisciplinar no Processo Ensino Aprendizagem com ênfase Nos Paradigmas Atuais da Educação (Área de Concentração: Informática na Educação).
Atualmente como Coordenadora do NTE, procuramos desenvolver cursos que venham ao encontro do professor, projetos de aprendizagem, Capacitação para Atuação em LIE,Cursos de Informativa Básica Educativa para professores iniciantes na área de informática, trabalhamos com Projetos de Educação Fiscal, Campanha Uso Responsável da Internet ...
ÀS vezes me questiono se o professor tem direito a cursos de aperfeiçoamento, atualização porque o governo não disponibiliza? Então as leis estão somente no papel, pois elas existem .
O que falta é vontade dos governantes em garantir o direito a educação – como mais cursos de especialização ou atualização para os professores,mais escolas, repasse de verbas dignas para as escolas se manterem. O direito à Educação, no Brasil, está assegurado pela Constituição de 1988 e pelos tratados internacionais, LDB, PNE e ECA. O Estado tem papel fundamental para o exercício do direito à educação, pois dá garantia ao conjunto de direitos que compõem os direitos humanos, dentre os quais se situa a educação.
Educação um direito do cidadão e dever do Estado. As pessoas que passam pela escola exercem melhor sua cidadania, pois têm condições sabem de seus direitos como: saúde, habitação, meio ambiente, participação política,...
Nós, trabalhadores em educação sentimos na pele as péssimas condições que está a educação neste momento, mas os governantes não estão nem aí. Poucos recursos, no geral,mas graças a comunidade envolvida podemos oferecer uma educação de qualidade.
Os professores têm apoio da Coordenação para participarem de cursos,seminários , congressos, pois professores atualizados aprendizagem eficaz.
Tem uma música que tem muito a ver com o futuro da educação - Renato Russo adoro muito,quando citam que todos acreditam no futuro da nação, essa é nossa eperança....O futuro da nação está na educação.

Nas favelas e no senado
Sujeira prá todo lado
Ninguém respeita
A constituição
Mas todos acreditam
No futuro da nação...

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Na Amazônia
E no Araguaia ia, ia
Na baixada fluminense
No Mato grosso
E nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papeis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão...

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios um leilão...

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?...

Nenhum comentário: