Questões mediadoras e provocadoras da reflexão de si

1) Que fatos marcaram a minha vida pessoal e profissional?

2) O que esses fatos fizeram comigo?

3) O que eu faço agora com que isso me fez (ressignificação e projeto de vida)?

Outras Questões mediadoras

1) Identificação – um relato e reflexão aberta de sua vida, formação e experiência, articulado com a noção de ser docente:

- Como você se apresenta?
- Relate os aspectos principais de sua formação (escolar, técnica, acadêmica, pedagógica, etc)
- Relate os aspectos principais de sua experiência profissional e docente (profissões, escolas, tempo, funções, currículo, etc)
- Como e em que circunstância foi aprendendo a ser professor?
- Como você se vê enquanto docente? O que te emociona em ser professor? Qual o significado de ser professor?
- Reflita sobre seus sonhos, desejos, medos e projetos de vida (relacionados ou não à docência)

2) A Docência e os Espaços de Formação:
- Que fatores foram importantes para a sua opção (ou contingência, circunstância, falta de opção) em ser professor?
- Por que você é professor? Por que permanece na atividade docente?
- O que faz de você professor?
- Qual o lugar e o significado da escola – e de outros espaços de formação – na sua vida? Como você vive a escola onde atua?
- Como vai se operando o processo de aprendizagem docente para você e para os espaços de formação onde você atua?
- O que te move todos os dias até a escola ou a universidade?

Um comentário:

Claudia disse...

Olá Rafael!
Puxa, Parabéns pela iniciativa e criatividade em estruturar este blog... que material rico, não, diria riquíssimo, que está disponibilizando para domínio público!!!
Localizei-o em meio à buscas minhas de referências sobre memórias de professores, narrativas de histórias de vida e profissionais...
Também sou doutoranda em um Programa de Educação, na Unesp, e meu objeto de pesquisa foca a memória lúdica de educadores....
Adorei seu cuidado em elaborar um material tão bacana!!!!
Tudo de bom!
Felicidades em suas construções....
Claudia