Bibliografia sobre Memoriais e História de Vida

ALARCÃO, Isabel (Org) et al. Formação reflexiva de professores: estratégia de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996.

ARENHALDT, Rafael. Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Dissertação (Mestrado) - PPGEdu, UFRGS, Porto Alegre, 2005. (Orientadora Profa. Dra. Malvina do Amaral Dorneles) http://docencias.blogspot.com/

BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Benjamin, W. Magia e Técnica, Arte e Política – Obras Escolhidas, Volume I. 7ª ed. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.

BORGES, Jorge Luis. Perfis: um ensaio autobiográfico. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.

BORGES, Jorge Luis. Funes, o memorioso. In: ---. Ficções. São Paulo: Companhia das
Letras, 2007b. p. 99-108.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade : lembranças de velhos. 10. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 484 p.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos e abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 183-191.

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. In: Educação e Pesquisa, v. 28, n.1, São Paulo, jan./jun. 2002.

BUENO, Belmira; CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cynthia Pereira dos (org.). A vida e o
ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. 4. ed.
São Paulo: Escrituras, 2003.


CAMBI, Franco. L’autobiografia come metodo formativo. Roma: Editori Laterza, 2002.

Caminhadas de universitários de origem popular: UFRGS / Alexsander Lourense Webber ... [et al.]. Rio de Janeiro : UFRJ, Pró-Reitoria de Extensão, 2006. 184 p. (Coleção Caminhadas de universitários de origem popular)


DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de
adultos. In: NÓVOA, António e FINGER, Mathias (org.). O método (auto)biográfico e a
formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde /
Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988a. p. 99-106.

ERRANTE, Antoinette. Mas Afinal, A Memória é de Quem? Histórias Orais e Modos de Lembrar e Contar. In: História da educação. Pelotas (8):141-174, set. 2000.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António e FINGER, Mathias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde / Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.

FISCHER, Beatriz Terezinha Daudt. Professoras : histórias e discursos de um passado presente. Porto Alegre: UFRGS, 1999. Tese de Doutorado - PPGEDU, FACED, UFRGS, Porto Alegre, 1999. 203 f.

______. Foucault e histórias de vida : aproximações e que tais. In: História da educação. Pelotas, RS Vol. 1, n. 1 (abr. 1997), p. 5-20.


FONTANA, Roseli Aparecida Cação. “Contar a vida” – possibilidades e contribuições dos
relatos de experiência e das histórias de vida para o estudo dos processos de formação de
professores. In: SOUZA, Elizeu Clementino (org.). Autobiografias, histórias de vida e
formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre, Salvador; EDIPUCRS, EDUNEB, 2006. p. 225-
237.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, s/d.

GARCIA MARQUES, Gabriel. Viver para contar. Rio de Janeiro: Record, 2003.


GOODSON, Ivor. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e seu
desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed.
Porto: Editora Porto, 2000. p. 63-78.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios
existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida
programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino e ABRAHÃO, Maria Helena
Menna Barreto (orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre,
Salvador; EDIPUCRS, EDUNEB, 2006. p. 21-40.

LELIS, Isabel. Profissão docente: uma rede de histórias. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2001, Nº17, p. 40-9.

LUDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, n. 74, abr., p. 77-96, 2001.

MACHADO, Alexsandro dos Santos. O (re)conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida. Santa Maria: UFSM, 2004. Proposta de Dissertação (Mestrado) - PPGE, UFSM, Santa Maria, 2004. (Orientador Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha)

MALPIQUE, Manuela. Histórias de vida. Porto: Campo das Letras, 2002.

MANGUEL, Alberto. A cidade das palavras: as histórias que contamos para saber quem
somos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MARRE, Jacques Andre Leon. História de vida e método biográfico. In: Cadernos de sociologia (Porto Alegre), Porto Alegre Vol. 3, n. 3 (jan./jun. 1991), p. 89-141 : il.

MOLL, Jaqueline. Histórias de vida, histórias de escola : elementos para uma pedagogia da cidade. Petrópolis: Vozes, 2000. 205 p.

MONTEIRO, Ana Maria F. C. Entre saberes e práticas: a relação de professores com os saberes que ensinam. 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/26/trabalhos/anamariafcostamonteiro.rtf>. Acesso em: 08 jul 2005.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2003.

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço. A escrita de memoriais a favor da pesquisa e da formação. Anais II CIPA – UNEB. Salvador, 2006.

NÓVOA, A., FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, MS/DRHS/CFAP, 1988.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (org.).
Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2000. p. 11-30.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Histórias de professores e processos de formação/subjetivação. In: Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, Nº36, p.7-13, 1998.

______. Imagens orais, escritas e fotográficas: registros reconstruídos por professores. In: História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas (12): 105-118, Setembro, 2002.

______ (Org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Ed. UNIJUÍ, 2000. - 328 p. - (Coleção Educação).

OLIVEIRA, Valeska Fortes de; et al. Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia. In: Educar em Revista, Curitiba, Número Especial, p.151-174, 2003. Editora UFPR.

PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. In: História Oral, 3, 2000, p.117-27.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 22, 1999, Caxambu. Anais... Caxambu, ANPEd, 1999.

PINEAU, Gaston; LE GRAND, Jean-Louis. Les histoires de vie. 2. ed. Cor. Paris : Presses
Universitaires de France, 1996.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON,
Olga de Moraes Von (org.) Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil). São Paulo:
Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1988. (Enciclopédia Aberta de Ciências Sociais; v.5).
p. 14-43.

RATTO, Cleber Gibbon. Compulsão à comunicação: modos de fazer falar de si. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 31, n. 2, jul./dez.2006, p. 27-41.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da
UNICAMP, 2007.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 1992. p. 77-92.

SOARES, Magda Becker. Metamemória-memórias : travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991. 124 p.

THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História Oral e as memórias. In. Proj. História, São Paulo, Nº15, p.51-84, Abril/1997.

THOMPSON, Paul. A voz do passado - História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Um comentário:

Roseli de Cássia Afonso disse...

Muito bom seu blog, espero manter contato pois, estou iniciando um grupo de pesquisa nessa área e precisaremos de ajuda...Parabéns...e até breve.